Comunicação e criatividade para uma boa liderança

Comunicação-e-criatividade-para-uma-boa-liderança
Moby-click-apresentacoes

A liderança é uma importante questão para quem quer ter sucesso no mundo dos negócios. Empresas, grandes ou pequenas, estão investindo cada vez mais na contratação de profissionais com perfil de liderança ou na formação dos seus funcionários através de cursos e workshops.

O fato é que atualmente há uma valorização cada vez maior do líder e dos seus efeitos sobre as equipes. Sabe-se através de diversas análises, que há um melhor desempenho nos grupos encabeçados por pessoas que sabem liderar. Isso é diferente de chefiar!

Fundamentalmente um líder não é apenas aquele que delega funções. É preciso ter um olhar muito mais humano para esse papel. O perfil de liderança é ligado também à motivação, à visão dos potenciais, ao melhor aproveitamento de cada cargo, ao incentivo por melhoramentos, à busca por melhores praticas para a empresa e a uma boa relação com os demais envolvidos na gestão.

Bom, se um líder é muito mais abrangente que um chefe, então logo devemos assumir que não basta mandar. A comunicação e a criatividade são pontos chaves neste perfil. Por isso, é preciso buscar essas características.

Um líder nato ‘versus’ o aprendizado

Muita gente acredita que quem tem o dom para a liderança, já nasce pronto para isso. Pessoas comunicativas, bem relacionadas, com empatia para as dificuldades alheias e muito mais. Bem, existe a expectativa do líder nato.

É preciso desmistificar essa função e entender que liderança deve ser aprendida. Com certeza algumas pessoas já possuem facilidade para liderar, mas é preciso compreender que existem técnicas importantes que devem ser lecionadas para um líder de sucesso.

Workshops, Coachings, palestras e treinamentos devem ser entendidos como uma necessidade para quem busca o líder ideal. Cada equipe deve ter a pessoa-referencia que melhor se encaixe com a sua área.

Algumas empresas oferecem treinamento especial para gerentes, afim de ensinar a liderança esperada para o seu nicho de atuação. Por exemplo: uma empresa de tecnologia precisa de líderes que, além das suas funções, também entendam o mercado, tenham idéias para melhorar o ambiente compreendendo as funções de cada integrante da equipe, buscando os profissionais ideais para cada cargo e etc.

Quando a empresa e os líderes estão alinhados em metas, todo corpo de funcionários é beneficiado. Por isso, quanto mais bem encaixado essa referencia, melhores os resultados. Desta forma, há a importância do aprendizado.

Qualquer negócio tem mais chances de sucesso quando conta com líderes que entendem o seu papel, desempenham suas funções com criatividade, comunicação e jogo de cintura e que tem visão para o mercado atuante. Todo empreendimento precisa valorizar esse profissional!

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png