Conceitos de Empreendedorismo

Moby-click-apresentacoes

Nunca antes na história deste país o empreendedorismo foi tão citado. O Brasil passou por um momento histórico de crescimento e diversificação de mercado, isso levou mais pessoas a saírem do caminho antes esperado (uma longa carreira numa empresa) para iniciarem seus próprios negócios.

No Brasil, a grande explosão do empreendedorismo existiu nos últimos dez anos. Na última década houve mais aberturas de pequenas empresas e startups do que em qualquer outro período da nossa história. Isso mostra como para nós essa ação, o “empreender” ainda é recente.

A palavra “empreendedorismo” foi cunhada pela primeira vez pelo economista e cientista político Joseph Schumpeter nos anos 1950 para falar sobre inovações de sucesso. Contudo, apenas no fim dos anos 1980 e início dos anos 1970 outros grandes nomes embutiram a idéia de arriscar-se em novos negócios para a essência do empreendedorismo.

Atualmente o empreendedorismo passou a ser ainda mais estudado. Existem cursos universitários, MBA’s, cursos de especialização e muitos outros que focam apenas nesse assunto. A diversidade de técnicas que podem ser compartilhadas para o sucesso do empreendedor é grande. Além disso, a tecnologia tem trazido cada vez mais ferramentas para garantir que, além das habilidades comerciais, os novos negócios disponibilizem também de dados e métricas digitais.

A economia e os serviços em prol do empreendedorismo

Bom, se o empreendedorismo está gerando cada vez mais movimentação nos mercados, há também um crescimento de incentivos por parte do setor financeiro para os novos empreendedores. Bancos e empresas financeiras estão ofertando novas modalidades de crédito para atender à necessidade de todo tipo de empreendimento.

Já foi provado que os pequenos empreendedores apontam que suas maiores dificuldades para desenvolver-se estão no campo econômico. Créditos difíceis, juros altos e muitos impostos tornam a jornada ainda mais árida. Diante disso, bancos, iniciativas privadas e públicas têm buscado oferecer facilidades para que o caminho do empreendedorismo seja viável.

Consultorias

Vale dizer também que, em paralelo ao crescimento do empreendedorismo como conceito e como ação no Brasil, houve o crescimento de consultorias e profissionais especializados no tema.

Esses serviços oferecem uma visão especializada para cada área, tendo como fonte de análise o tamanho do novo negócio, o mercado, o investimento, o público alvo e outros parâmetros. Assim, o empreendimento pode ser construído com uma sólida base de informações para levá-lo ao sucesso.

O momento e as oportunidades

É preciso falar sobre o momento vivido no Brasil. Para muitos empreendedores e para os que sonham em ter um novo negócio, a crise política e financeira pode representar uma pedra a mais no caminho. Porém, muitos estudiosos do assunto chamam atenção para as oportunidades geradas no momento.

Se você quer se arriscar, é preciso ter cautela, mas também é necessário ter coragem. Saber ler o momento e analisar as possibilidades geradas é o primeiro passo para quem quer dar esse salto agora.

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png