[Google Adwords] Como conseguir leads qualificados

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Muitas vezes pensamos já saber tudo sobre uma ferramenta e o Google Adwords não é uma exceção. Nesse artigo vou listar 3 dicas testadas por Todd Saunders, CEO da AdHawk para você conseguir gerar leads qualificados e mais resultados na sua campanha.

Você já sabe que o Google Adwords pode ser uma ferramenta importante para você promover seu negócio, até mesmo se você não conhece nada de marketing de PPC (pay per click). Se você não sabe o que é o Google Adwords… Cuidado com spoiler a seguir.

O problema é que para maioria dos anunciantes o Google Adwords pode ser caro. Cada real gasto em um clique é um real que você nunca mais verá, por isso é preciso fazer valer cada real gasto.

Eu andei pesquisando e encontrei 3 hacks sensacionais para Google Adwords para ajudá-lo a conseguir leads qualificados e garantir que cada real gasto seja um bom investimento.

Estes hacks foram usados originalmente por Todd Saunders enquanto ele era funcionário do Google e eu apliquei para quase todos os meus clientes. Os resultados têm sido excelentes para esses clientes e vai ajudá-lo a poupar tempo e dinheiro.

Sigam-me os bons!

 

Hack #1: Como modificar correspondências de palavras-chaves em massa

A maioria dos anunciantes lutam contra as correspondências de palavras-chaves. Cada tipo de correspondência de palavras-chaves tem o seu tempo e lugar na campanha, mas eu resolvi falar sobre os meus dois tipos favoritos: ampla modificada e correspondência de frase.

Palavras-chaves de correspondência ampla podem gerar um tráfego muito irrelevante enquanto palavras-chaves de correspondência exata podem limitar a abrangência dos seus anúncios. As palavras-chaves amplas modificadas e por correspondência de frase são o equilíbrio entre alcance e eficiência.

A correspondência ampla modificada e correspondência de frase são o equilíbrio perfeito entre alcançar o maior público possível e manter um controle sobre o tipo de usuários que estão vendo seus anúncios. Ter esse tipo de controle é extremamente importante se você está procurando ter um retorno sobre cada real gasto no Google Adwords.

Para não dizer que as palavras-chaves de correspondência ampla e exata não servem para nada eu posso dizer que eu particularmente uso da seguinte maneira:

Eu uso as palavras-chaves de correspondência ampla quando não tenho idéia dos dados do mercado (acontece quando o negócio é muito exótico ou específico) e quando quero descobrir novas palavras-chaves potenciais.

As palavras-chaves de correspondência exata só devem ser utilizadas quando você tem certeza que tal palavra-chave é rentável para seu negócio e para questões de concorrência.

Mas a última coisa que você vai querer é que seus anúncios atraiam usuários irrelevante que resultam em cliques desperdiçados. Pois esses usuários provavelmente nunca irão converter, e você só estará “mandando seu dinheiro para privada”.

As palavras-chaves de correspondência por frase são bem simples de ativar. Tudo o que você precisa fazer é ir até a seção “Palavras-chaves” da sua campanha, marque na caixa ao lado as palavras-chaves que você deseja transformar em correspondência de frase, clique em “Editar“, depois clique em “Alterar tipos de correspondência“, e certifique-se de selecionar as opções de “Correspondência ampla” para “Correspondência de frase“. Clique em “Fazer alterações” e pronto. Está feito!

As palavras-chaves de correspondência ampla modificada são um pouco mais complicadas de fazer a transformação em escala. Até o momento a única maneira de transformar as palavras-chaves de correspondência ampla para amplas modificadas é adicionando um “+” antes de cada palavra-chave que você deseja alterar. Mas você pode evitar isso seguindo essa dica a seguir, é processo em duas etapas.

 

Parte 1 – Localizar e destruir – Ops! substituir

  • Vá para a seção “Palavras-chaves” da sua campanha no Google Adwords.
  • Selecione marcando as caixas ao lado das palavras-chaves que você deseja mudar o tipo de correspondência ampla para correspondência ampla modificada.
  • Clique em “Editar” e depois “Alterar texto da palavra-chave“.
  • Mantenha no campo “Ação” a opção “Localizar e substituir” selecionada.
  • No campo “Localizar texto” coloque o cursor na caixa de texto e clique na barra de espaço uma única vez (Você está dizendo ao Adwords para encontrar todos os espaços.)
  • No campo “Substituir por” coloque o cursor na caixa de texto, clique na barra de espaço uma única vez e adicione um sinal de (+). (O Google Adwords utiliza o sinal de adição para indicar quais palavras-chaves pertencem a correspondência ampla modificada.)
  • Clique em “Fazer alterações

 

Parte 2 – Acrescentando texto

  • Com todas as palavras-chaves desejadas selecionadas, clique em “Editar” e em seguida “Alterar texto da palavra-chave“.
  • No campo “Ação” altere a opção para “Anexar texto“.
  • Adicione o sinal (+) no campo “Anexar texto“.
  • Selecione a opção “Antes do texto existente“.
  • Clique em “Fazer alterações“.

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Com todas as palavras-chaves desejadas selecionadas, clique em “Editar” e em seguida “Alterar texto da palavra-chave”

 

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No campo “Substituir por” coloque o cursor na caixa de texto, clique na barra de espaço uma única vez e adicione um sinal de (+). (O Google Adwords utiliza o sinal de adição para indicar quais palavras-chaves pertencem a correspondência ampla modificada.)

 

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Adicione o sinal (+) no campo “Anexar texto”.

 

Pode parecer um pouco complicado mas eu garanto que você vai poupar muitas horas se fosse fazer isso manualmente (especialmente se você possui uma grande lista de palavras-chaves). Certifique-se de verificar as suas palavras-chaves que foram modificadas e remover quaisquer (+) de termos como (o), (de), (uma)…. remova também qualquer palavra-chave que você não deseja ter a mesma como ampla modificada.

 

Hack #2: Dominando o Índice de Qualidade do Google Adwords

Índice de Qualidade para os profissionais do Adwords é como o Lorde das Trevas em Harry Potter – Aquele que não deve ser nomeado! – só de ouvir o termo dá uma parada cardíaca.

Muitos se perguntam – O que é isso? Como Funciona? O que posso fazer para melhorar? São essas as perguntas em grupos e fóruns sobre Google Adwords. A minha resposta é sempre a mesma: O que o usuário escrever na busca, ele tem que ver no seu anúncio e no seu site. Pode parecer simples, mas não é.

Isso requer que você limite consideravelmente o número de palavras-chaves por grupo de anúncio. Pode parecer meio louco ou até mesmo um absurdo, mas há um método que explica isso.

Limitando o número de palavras-chaves por grupo de anúncio você pode garantir que sua palavra-chave está intimamente ligada ao texto do anúncio, a pesquisa do usuário e o texto na sua página de destino. Isso aumenta consideravelmente o Índice de Qualidade de seus anúncios e particularmente é o meu Hack preferido de Google Adwords.

Você não deve usar essa técnica com cada palavra-chave no entanto. Você só deve usar essa técnica para suas palavras-chaves e maior desempenho, vou te mostrar como encontrá-las.

1º Passo – Pesquisa. Selecione a campanha que deseja otimizar e localize de 5 à 10 palavras-chaves com o melhor desempenho em todos os Grupos de Anúncios. Tudo depende do que você deseja otimizar, na maioria dos casos é a conversão, mas você também pode estar interessado em otimizar o custo por clique, e a partir daí você deve selecionar as palavras-chaves que mais atingem seu objetivo. Escolha somente palavras chaves que possuam um bom CTR (taxa de cliques).

2º Passo – Crie um Grupo de Anúncio para cada palavra-chave selecionada por você, se você possui cinco palavras-chaves você deverá ter cinco Grupos de Anúncios. Organize-se mantendo o nome do Grupo de Anúncios correlacionado com as palavras-chaves.

3º Passo – Verifique se o texto do anúncio é relevante. Uma das chaves para melhorar seu Índice de Qualidade é distribuir a palavra-chave em todo texto de anúncio. A palavra-chave do Grupo de Anúncios deverá aparecer várias vezes no texto do anúncio e novamente na sua página de destino.

O Índice de Qualidade tende a melhorar quando a palavra-chave aparece no título do anúncio, descrição e na URL de visualização. Se uma de minhas palavras-chaves de melhor desempenho é “livros de marketing”, a estrutura do meu anúncio deve ser semelhante ao mostrado abaixo:

Dominando o Índice de Qualidade do Google Adwords

Como criar um anúncio para melhorar o Índice de Qualidade

 

4º Passo – Otimize sua página de destino. O última passo é verificar se a palavra-chave aparece na sua página de destino.

Falando sobre Índice de Qualidade muitas pessoas esquecem porque ele é tão importante, é a maneira que o Google usa para determinar se você é um anunciante que realmente proporciona uma boa experiência para seus usuários, para eles é importante que os usuários do Google tenham uma boa experiência com os links de seus anunciantes.

O que pouca gente sabe é o que o Google penaliza os maus anunciantes e premia aqueles que possuem um bom Índice de Qualidade na forma de custo por clique. É simples: O Índice de Qualidade é um dos quesitos que o Google usa no leilão de palavras-chaves, maior Índice de Qualidade é igual a menor custo por clique.

 

Hack Extra!

Se possível você pode solicitar que as principais palavras-chaves da sua campanha estejam em <h1>, <h2> ou <h3> na página de destino. Isso faz seu Índice de Qualidade subir às alturas e pode até conseguir a pontuação máxima, fazendo com que você pague menos no clique e mantenha uma posição equivalente ou superior para quem estiver pagando mais no valor do clique e tiver um Índice de Qualidade inferior ao seu.

 

Hack #3: Habilitar anúncio somente para chamada

As chamadas telefônicas podem ser muito importantes para algumas empresas que aproveitam essa funcionalidade no Google Adwords. Há muitas oportunidades que podemos aproveitar, umestudo recente divulgado pela BIA/Kelsey estima que “as ligações anuais para empresas provenientes de smartphones alcançará 162 bilhões de ligações em 2019.” Isso são bilhões!

Se você é um anunciante e está querendo aumentar o número de ligações que sua empresa recebe você precisa criar um caminho fácil para isso, onde os clientes consigam facilmente ligar para sua empresa.

Isso pode ser um desafio quando sua equipe está acostumada a enviar todo o seu tráfego para seu site, onde há muitas distrações e os usuários perdem o foco de efetuar a ação necessária para seu negócio.

A melhor maneira de evitar distrações e incentivar seus clientes a ligarem para sua empresa é colocando seu telefone diretamente no seu anúncio, e a melhor maneira de se fazer isso são com os anúncios somente para chamadas do Google Adwords.

Habilitar anúncio somente para chamada

Configurando um anúncio somente para chamadas telefônicas no Google Adwords

 

Os anúncios somente para chamadas do Google Adwords servem apenas para dispositivos móveis e são capazes de gerar chamadas para sua empresa com apenas um clique. Em vez de o usuário clicar e ser direcionado para seu website, este anúncio exibe apenas seu número comercial com um call to action “Click to call” ou clique para ligar.

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Modelo de anúncio somente para chamadas no Google Adwords

 

Nesse modelo de anúncio cada clique que você paga poderia ser igualado a um telefonema para seu negócio. E você pode ser mais persuasivo com o texto de seu anúncio, usar frases como “Agende uma ligação hoje” ou “Fale com um especialista” vai incentivar seus clientes a tomarem a ação desejada, além de facilitar o fechamento do negócio e esclarecimento de objeções.

Para começar a rodar as suas campanhas basta seguir as instruções abaixo:

  • Clique no botão + CAMPANHA
  • Selecione a opção “Apenas rede de pesquisa
  • Marque a opção “Somente chamada
  • Preencha as informações restantes para configuração da campanha
  • Clique no botão “Salvar e continuar
  • Preencha as informações para criar seu anúncio. Lembre-se de usar frases que chamem o usuário para ação, escolha a opção de usar um número de telefone de encaminhamento do Google se quiser ter relatórios referentes às chamadas.
  • Clique em “Salvar grupo de anúncios

Chamadas telefônicas no Google Adwords

Criando um anúncio somente para chamada no Google Adwords.

 

Considerações finais

Com estes 3 Hacks no Google Adwords você poderá refinar a sua campanha e direcionar seus anúncios somente para leads de alta qualidade. Estou sempre a procura de novas Hacks no Google Adwords para testar, se você tiver um bom hack compartilhe deixando nos comentários.

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Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

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