O que é design thinking?

Design-Thinking
Moby-click-apresentacoes

Um termo vem chamando atenção de quem está sempre por dentro dos campos que envolvem o empreendedorismo. O design thinking virou uma expressão-febre. A pergunta é: o que realmente significa isso?

Literalmente design thinking quer dizer pensamento designer. Bom, mas a questão não está na sua forma literal e sim no conceito que ela trás. Quando um designer pensa num produto, não é apenas a estética que está em jogo. A funcionalidade, a abrangência e o valor de mercado também fazem parte da sua criação.

O design thinking está sendo aplicados em diversos projetos com a intenção de trazer uma nova forma de criar produtos. Não estamos falando apenas de inovação, mais sim de uma maneira de atender às necessidades e expectativas de mercado, para além do objetivo final.

A idéia central do design thinking é dar as pessoas um projeto que seja idealizado para elas. Ou seja, se uma empresa lança um produto, que ele seja feito para as pessoas, objetivando suas experiências como ponto de êxito.

Por ser uma expressão idiomática, talvez em bom português o pensamento designer não faça sentido, mas como idéia ele trás o que as novas empresas estão buscando: produtos e serviços que falem diretamente com as pessoas.

Como nasceu o design thinking

A expressão é nova e a sua aplicação também. O design thinking vem de um material publicado através do novo método de empreendimento da empresa californiana IDEO em 2012. A idéia é montar projetos com os seguintes princípios:

  • Entender
  • Observar
  • Definir
  • Idealizar
  • Prototipar
  • Testar

O segredo estar em comunicar-se com o publico através do produto. Isso quer dizer que cada produção deve vir com um conceito que ligue a empresa às expectativas do cliente. A inovação está em focar numa troca, a partir dos processos de produção já conhecidos.

O DT é um método novo. Por isso, existem diversas idéias que ainda estão se consolidando, mas o sucesso da IDEO já mostrou que o novo mercado é aquele que não pensa apenas no lucro/distribuição, mas o que oferece um novo modelo de consumo.

Aprendendo o design thinking

No Brasil já existem cursos para quem quer aprender como aplicar esse método de criação/produção para o seu negócio. Por ser algo novo, ainda são poucos os nomes referencia no país, mas muitos profissionais estão se especializando no conceito do DT.

Bom, uma dica importante é o livro que difundiu o Design Thinking. O livro de mesmo nome foi escrito por TIM Brown, o CEO da IDEO. Que tal aprender esse novo caminho?

 

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png