O que é uma Negociação ganha-ganha?

Negociacao-ganha-ganha
Moby-click-apresentacoes

Negociar é preciso. Para empreender com êxito é preciso passar por esse importante processo. Se você quer ter bons resultados com a negociação, precisa saber como é possível ter e oferecer vantagens.

Há quem não acredite numa negociação ganha-ganha. Esse termo, muito conhecido entre os especialistas no assunto como G/G, é alvo de debates. Há quem acredita que uma parte sempre “vence”. Por outro lado, há quem defenda que a negociação pode ser vista como uma torta, que pode ser divida entre as duas partes.

O importante não é ser contra ou a favor dessa questão. O que você precisa entender é que quanto mais vantajosa a negociação, mais chances de que aquilo seja efetivado através de um contrato ou parceria. É isso que faz todo mundo ganhar.

Nem sempre o preço é o ponto principal

Quero falar sobre um mito da negociação G/G. Muita gente pensa que preço e demanda são as únicas variáveis que realmente importam. Isso quer dizer que, pensam que preço baixo e muito pedido já configura uma negociação ganha-ganha.

Na negociação não é apenas você que tem que ganhar, mas o seu empreendimento também. Por exemplo, você pode garantir uma negociação G/G com um fornecedor que, apesar de ter um preço maior, fornece um produto melhor, com um sistema de entrega mais interessante e com melhores resultados entre os seus clientes.

É importante falar sobre isso porque, quem está desenvolvendo agora suas habilidades de negociação, precisa não apenas buscar o G/G, mas também saber ponderar que ganho é esse que está tendo e qual o melhor resultado a ser atingido para consolidar o seu empreendimento no mercado.

Saber ouvir e saber respeitar

Agora, entendendo que a negociação ganha-ganha não está penas ligada ao preço, vou te dar uma dica de como chegar a esse resultado com mais facilidade. Empatia é o segredo. Você precisa saber ouvir e saber respeitar a pessoa que está do outro lado da mesa.

Não adianta puxar apenas para você a negociação. Quando todos são contemplados, as chances de uma parceria mais longa são maiores. Isso é vital para o sucesso no mundo dos negócios.

Bom, eu não estou aqui dizendo para você ser flexível demais. É preciso ter em mente que o lucro e o sucesso são os seus objetivos. Porém, é possível achar caminhos alternativos que te levem até o ponto que você quer. Isso exige não apenas a negociação entre duas partes, mas também uma negociação e conciliação interna no sem empreendimento.

Numa negociação ganha-ganha todos têm vantagens e todos saem motivados para trabalhar juntos. Consolidar essa rede de parceiros/fornecedores é essencial para que você tenha mais chances de êxito no seu negócio.

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png