Por que é tão importante saber sobre Gestão de Pessoas?

Gestao-de-pessoas
Moby-click-apresentacoes

Gestão de pessoas é a base de uma empresa de sucesso. Não adianta ter um bom fluxo de caixa, ótimos fornecedores, um excelente planejamento de marketing e uma marca forte. Tudo isso pode ruir da noite pro dia se você não souber como gerir as pessoas que são a verdadeira vida do seu empreendimento.

Gestão de pessoas não deve ser uma preocupação apenas para as grandes corporações. Quem está começando deve ter essa base sólida em seus conceitos de empreendedorismo. Quem veste a camisa vale mais do que os números na sua conta.

O RH é o setor responsável pela gestão de pessoas no sentido burocrático e operacional, mas é preciso que cada líder saiba como gerir pessoas, mesmo em outros setores e com outras formações.

Não estou falando apenas de salários e benefícios. É preciso ter um cuidado individualizado. Saber escutar o seu corpo de funcionários, entender as necessidades de cada um deles, saber motivar, aprender a ouvir e encontrar um meio de troca onde seja possível não apenas comandar, mas administrar com cuidado e atenção a força de trabalho de cada um.

Dedicação e liderança

Existem grandes empresas que perceberam que os lucros aumentavam drasticamente quando os funcionários estavam satisfeitos. Nos Estados Unidos existe uma vertente muito ampla de corporações que diminuíram o investimento em novas tecnologias e marketing e balancearam esse montante para garantir mais qualidade de vida para os seus funcionários. A experiência deu resultados positivos.

Não foi preciso grandes mudanças nem aumentos de salários em enorme grau. Dias a mais com as famílias, reconhecimento de bom trabalho através de pequenas bonificações ou prêmios, um espaço de diálogo onde os funcionários podiam opinar sobre o dia a dia na empresa e outros pequenos sistemas foram implantados e os resultados foram observados através dos números. Os lucros aumentaram.

Vale dizer que não foram apenas os ganhos que aumentaram. Os gastos também diminuíram. Em empresas que a atenção ao corpo de funcionários é maior, o número de faltas diminuiu, assim como o número de atestados médicos, de pedidos de demissão e de aposentadoria. Além disso, as corporações com boas práticas entre os trabalhadores têm maior aceitação no mercado e uma imagem positiva nas comunidades.

Bom, é fato que os pequenos empreendimentos têm uma estrutura mais simples e por isso é preciso gerir as pessoas de uma forma a contemplar o porte do negócio, mas a receita é a mesma: quem trabalha com você precisa ter prazer pelo oficio. Para isso, nada melhor do que um líder que sabe incentivar, ouvir e liderar!

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png