Startups – Existe uma receita de sucesso?

Imagem-destacada-Eu-heroi_Sucesso-Startup
Moby-click-apresentacoes

Até pouco tempo atrás o termo STARTUP era pouco conhecido no Brasil. O nome vem sendo cada vez mais repetido principalmente nos canais de TV, revistas, sites e principalmente nas mídias sociais.

Primeiro, qual é conceito de uma Startup?

Para quem ainda tem dúvidas e acha que essa modalidade pode ser resumida por qualquer empresa pequena e com toque de tecnologia aí vai uma boa definição: Startups são empresas de pequeno porte que tem potencial para crescimento rápido usando principalmente criatividade e inovação, focando na necessidade do mercado e aprimorando serviços de forma prática.

Uma startup ter como característica ser replicável e escalável. Esse conceito deriva do termo nativo produção de escala, onde se pode produzir repetidamente algo em grande quantidade e com ganho de produtividade. Ou seja, não adianta você ter uma startup apenas para um pequeno grupo de pessoas. Vamos ser sinceros, se não for escalável, não fecha a conta.

É importante frisar que uma empresa pode até nascer num fundo de quintal ou num bate papo com os amigos, mas para mudar esse patamar, fazer com que a empresa funcione e cresça é necessário muito trabalho, dedicação e persistência. Vale lembrar que os grandes nomes do ramo, por mais brilhantes que possam ser, abriram mão de muita coisa para deixar sua marca no mercado.

Isso não quer dizer que isso é via de regra ou que não acontece de uma empresa ter sucesso sem a dedicação necessária para tal, mas aí vai depender de outros fatores como sorte, paitrocíno ou talvez um amigo rico e que amigo hein :p

Com o sucesso de algumas empreitadas o mercado contabilizou um crescimento vertiginoso. Há quem não veja com bons olhos essa popularização da modalidade, pois a disputa por boas ideias e bons investidores vai afunilando cada vez mais. Outros, porém, preveem um futuro de alegrias e virtudes para os “startupeiros” já que enxergam no seguimento o futuro do mundo empresarial.

Ainda está cedo para diagnosticar o que pode vir de bom ou de ruim para quem aposta em ideias de grande valor, mas eu seguiria algumas dicas pensando em otimizar o caminho traçado por quem já passou por isso, que a princípio parecem óbvias, mas que são ignoradas por muitos que querem ter sucesso nesta área. São elas:

  1. Seja persistente – O produto/serviço genial pode surgir em segundos, mas o sucesso não acontece do dia para a noite. O “não” será uma palavra muito ouvida e não, olha eu repetindo ela de novo, deve ser levada para o lado pessoal, muito pelo contrários, os “nãos” servem e muito para você amadurecer cada vez mais o produto ou melhorar o seu o Pitch. Então, não desista na primeira resposta negativa e não deixe de lado suas projeções porque um retorno imediato não surgiu.
  2. Sonhe alto, mas tenha os pés no chão – Seja uma girafa que tem a cabeça nas nuvens, mas para se sustentar precisa estar com os pés no chão. Talvez aquela sua ideia milionária, seja apenas mais um serviço dispensável. Pois é, acontece. Permita-se aceitar quando algo não for para frente, pois sempre pode surgir uma iniciativa melhor. Desapega, quem tem boas ideias nunca vai se cansar de te-las.
  3. Encontre uma boa equipe – É quase impossível idealizar um negócio de sucesso com um exército de um homem só. Tenha sócios ou ajudantes com quem você possa contar e que acreditem na sua proposta, acreditem no seu porque – a razão pelo qual o seu produto/serviço deve existir.
  4. Teste exaustivamente seu produto – Não sei se você já reparou na quantidade de empresas que rodam na sua versão beta, isso porque estão em constante fase de melhoria. Mesmo depois de coloca-la em prática é importante continuar testando com o mais diversos perfis. Assim você poderá adaptar-se à necessidade do mercado.

Fique tranquilo que ter dúvidas durante este processo é normal e arriscaria em dizer que é até importante, contudo ter coragem para correr riscos é uma característica imprescindível para todo empreendedor.

E respondendo a pergunta do título desse artigo – Se existe uma receita de sucesso? A resposta é não, não existe, o que há por aí são práticas que apontam para um caminho mais “certinho”. O cuidado com a parte de processos, parte jurídica, gestão de pessoas, gestão de complexidade e tantas outras. Mas ainda bem que não existe, porque já imaginou o que seriam das grandes inovações se essa tal receita existisse?

Comentários

Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

Newsletter

Newsletter Eu Herói- Cadastre-se

Parceiros

  • Banner-Moby-Click-Apresentacoes.jpg
  • Publicidade-Google-Adwords.jpg
  • Banner-QualificaSP-Curso-Empreendedorismo.png