Testar antes de investir – Como validar uma ideia?

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Investir é o ponto mais “assustador” para quem tem um negócio. Quando uma ideia ainda não foi testada, essa etapa fica ainda mais arriscada. É realmente “uma aventura” aplicar dinheiro em algo que ainda não tem o feedback do público.

A inovação e a coragem fazem parte das características de um empreendedor de sucesso. Contudo, saber limitar os riscos também é importante. Por isso, é cada vez mais essencial a fase de validação das ideias. Testar antes de investir pode ser o seu trunfo!

O segredo para a validação de ideias vai além do teste. É preciso ouvir os clientes em potencial, compreender o que pode ser melhorado e analisar os dados antes do investimento maior. Por isso, o ideal é separar o capital em um investimento menor para testes e outro mais abastado para a distribuição efetiva do produto.

Conhecer o público, o mercado e as opiniões

Mesmo uma grande ideia pode ser uma furada. Mesmo o inventor mais genial pode ter criado algo que seja interessante apenas para ele. É preciso conhecer os “problemas” do seu público-alvo a fim de oferecer a solução ideal.

Ninguém é melhor para avaliar uma ideia do que aquele que compraria tal ideia. Por isso, a fase de testes não apenas lhe oferece um feedback de mercado mais assertivo, como também garante maior interação com o público e uma possível análise de opiniões.

Grandes e pequenas empresas estão otimizando seus sistemas de testes pois, comprovadamente, essa é uma forma de oferecer para os clientes o que eles realmente querem. Além disso, as chances de erro diminuem significativamente.

O teste certo, o público certo

Vale ressaltar que é preciso ter um planejamento de testes tão bem estruturado como, por exemplo, o plano de vendas ou de marketing. Essa etapa é tão importante quanto às demais que fazem parte da agenda comum de uma empresa.

É preciso priorizar um campo certo para testes, o cliente-potencial e uma análise profunda para cada experiência de usuário. Isso torna o script mais funcional e oferece as respostas necessárias para a continuidade ou não do plano de investimento.

Se o teste não deu o resultado esperado, isso não é um mau sinal

Para finalizar, é preciso destacar que nem todos os testes darão o retorno esperado. Mesmo grandes idéias podem ser arquivadas depois da fase de validação, mas isso não é um mau sinal.

É preciso analisar o que deu errado, pensar em novas estratégias e perceber o que não viabilizou esse produto/serviço para o mercado. Porém, acima de tudo, um teste com feedback negativo pode ter te sinalizado para não investir em algo que não daria certo.

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Ronnie Magalhães

Pós-graduando em Empreendedorismo e Novos Negócios pela Business School São Paulo. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em E-commerce e Projetos Web.

Possui conhecimentos e habilidades em planejamento e desenvolvimento de planos de comunicação, estratégias de relacionamento e gestão de canais em mídias sociais, gerência e controle de campanhas, análise e mensuração de resultados. Experiência na integração de projetos com Analytics, Search Engine Marketing, Search Engine Optimization. Certificado Google Advertising Professional.

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